quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O começo



Desde a infância sempre fui apaixonada por esportes, chegava a competir em várias modalidades pelas escolas que estudei. Jogava vôlei, futebol e tênis de mesa. Durante a adolescência conheci a Capoeira, uma das minhas maiores paixões.  Comecei a treinar todos os dias, amava aquilo, se pudesse, moraria na academia. Após poucos meses, entrei no auge da minha boa forma, embora tivesse hábitos não muitos saudáveis como fumar e beber. Contudo, estava em paz com a balança e tinha um corpo que sempre desejei.
Cheguei a praticar Capoeira por pouco mais de 10 anos, mas devido as constantes mudanças pelas quais passei ao longo dos anos, me afastei. Algum tempo depois engravidei, o que me fez adiar qualquer possibilidade de volta aos treinamentos. Após o nascimento da minha filha, comecei a ganhar muito peso. Daquela época pra cá, vi o meu peso disparar de 65 para 92 kg. Isso me angustia muito, mas quanto maior a angústia mais vontade de comer eu sinto, por conta da ansiedade.
À medida que o tempo passava e o meu peso aumentava, mais deprimida eu ficava (desenvolvi um quadro grave de depressão mista). Duas coisas foram cruciais para o agravamento da minha situação. A primeira foi ver o meu corpo se transformar numa bomba relógio, prestes a explodir a qualquer momento. A outra foi ter uma queda significativa na minha autoestima, por sofrer pressão para me enquadrar nos padrões de beleza socialmente impostos. Apesar de ter uma postura muito bem definida acerca dessas cobranças, me incomodava muito com o olhar e as palavras de reprovação das pessoas, inclusive dos meus familiares.
Apesar de todo o sofrimento, não tinha força de vontade para tomar uma atitude definitiva e reprogramar a minha vida. Até que no final de 2012, algumas mudanças me foram impostas pelo meu próprio corpo. Parei de fumar por conta de uma crise pulmonar e também parei de beber, em decorrência do tratamento para depressão e, devido à fortes dores nas articulações e na lombar, resolvi reduzir o peso por meio de um projeto de reeducação alimentar aliado a atividade física.
O propósito é perder aproximadamente 25 kg em seis meses (até julho de 2013). Todo o processo poderá ser acompanhado por este blog, pois irei postar minhas atividades alimentares e físicas diariamente. Mensalmente irei me fotografar de frente e de perfil para avaliar os resultados conquistados no decorrer de cada mês. Torçam por mim e vamos à luta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário